NR 10, NBR 5410 – Inspeção das Instalações elétricas

NR 10, NBR 5410 – Inspeção das Instalações elétricas

Para se garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, toda a instalação elétrica deve ser construída, montada, operada, reformada, ampliada e inspecionada por profissional autorizado.
Todas as instalações elétricas de baixa tensão deverão ser projetadas de forma a garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
Segundo item 7.1.1 da NBR 5410, “Qualquer instalação nova, ampliação ou reforma de instalação existente deve ser inspecionada e ensaiada, durante a execução e/ou quando concluída, antes de ser colocada em serviço pelo usuário, de forma a se verificar a conformidade com as prescrições desta Norma.”
Esta inspeção se fará em toda a instalação elétrica existente, comparando a mesma com os projetos realizados. Após todas as inspeções realizadas é fornecido um laudo técnico, contendo todas as informações encontradas e quando for necessário será apontado medidas a serem tomadas com a finalidade de se obter um sistema adequado as normas técnicas.

Mais Serviços