NR-23(Treinamento de Brigada)

NR-23(Treinamento de Brigada)

Treinamento de Brigada Nível Básico

  • Duração – 8 ou 12 horas
  • Formato – 100% presencial
  • Local – Empresa Contratante
  • Instrutor – Bombeiro Renato Marcelino da Silva

Conteúdo programático:

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

  1. Introdução;
  2. Responsabilidade do Brigadista;
  3. Teoria do Fogo: combustão, seus elementos e a reação em cadeia;
  4. Propagação do fogo: condução, convecção e irradiação;
  5. Classes de incêndio: classificação e características.
  6. Prevenção de incêndio: técnicas de prevenção;
  7. Métodos de extinção: isolamento, abafamento, resfriamento e extinção química;
  8. Agentes extintores: água, pó químico, CO2 , espumas e outros;
  9. EPI (equipamentos de proteção individual);
  10. Equipamentos de combate a incêndio: extintores e acessórios;
  11. Equipamentos de combate a incêndio: hidrantes, mangueiras e acessórios;
  12. Equipamentos de detecção, alarme, luz de emergência e comunicações: tipos e funcionamento;
  13. Abandono de área;
  14. Pessoas com mobilidade reduzida;
  15. Riscos específicos da planta: conhecimento;
  16. Psicologia em emergências: Conceitos.

PRIMEIROS SOCORROS

  1. Avaliação inicial: avaliação do cenário, mecanismo de lesão e número de vítimas;
  2. Vias aéreas: causas de obstrução e liberação;
  3. RCP (reanimação cardiopulmonar): ventilação artificial e compressão cardíaca externa;
  4. AED/DEA: desfibrilação semiautomática externa;
  5. Estado de choque: classificação prevenção e tratamento;
  6. Hemorragias: classificação e tratamento;
  7. Fraturas: Classificação e tratamento;
  8. Ferimentos: Classificação e tratamento;
  9. Queimaduras: Classificação e tratamento;
  10. Emergências clínicas: Reconhecimento e tratamento;
  11. Movimentação, remoção e transporte de vítimas: avaliação e técnica.

O Treinamento de NR 23 tem como base a Lei federal nº 6514/77, da Portaria nº 3214/78 através da Norma Regulamentadora nº 23; NBR 14276/2006 da ABNT; e Decreto Lei Estadual nº 56.819/11 através da IT 12 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ou a IT 17 Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.

TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO NR 23 prepara os colaboradores para atuarem em situações emergenciais. Durante o treinamento é transmitido informações teóricas e práticas dos princípios básicos de prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, levando-se em consideração um padrão de comportamento para que o aluno tenha uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.

Ao final do curso o aluno será capaz de operar equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono, reconhecendo os riscos ou prestando os primeiros socorros visando preservar a vida dos presentes e o patrimônio da empresa.

EQUIPAMENTOS USADOS NA PARTE PRÁTICA

Como diferencial de mercado a B&R Engenharia e Treinamentos investiu em equipamentos como a Árvore de Natal, Maracanã, Casa de fumaça, etc para proporcionar um treinamento o mais próximo de um cenário real.

- Itens para a parte prática de Primeiros Socorros:

Imagem de capa do card

Fig.1 – Manequim para treinamento RCP

Imagem de capa do card

Fig.3 – Acessórios para primeiros socorros

Imagem de capa do card

Fig.2 – Desfibrilador Externo Automático (DEA)

Imagem de capa do card

Fig.4 – Ambu adulto em silicone

- Itens para a parte prática do Combate a Incêndios:

Imagem de capa do card

Fig.5 – Maracanã

Imagem de capa do card

Fig.6 – Árvore de Natal

Imagem de capa do card

Fig.7 – Unidade móvel para casa de fumaça (2 x 3 m)

Instrutores (confira quais os instrutores responsáveis por cada área de treinamento)

Rodrigo Otávio Rocha Cardoso

Mestre em Engenharia pelo Inatel, Pós Graduado em Engenharia de Segurança do trabalho na Cruzeiro do Sul, Engenheiro Eletricista pelo Inatel, Técnico em Eletrônica pela ETE “FMC”, sócio proprietário da B&R Engenharia e Tecnologia, atua na coordenação de cursos superiores na FAEX desde 2012, professor titular de disciplinas na área de engenharia e tecnologia (Ex: Instalações Elétricas) na FAEX desde 2012, professor universitário desde 2.004, atuou como gerente de desenvolvimento de produtos por 4 anos, engenheiro de projetos por 6 anos na Linear Equipamentos Eletrônicos e atua como engenheiro da área desde 2.002.

Bruno Gomes da Silva

Pós Graduado em Engenharia de Segurança do trabalho na Cruzeiro do Sul, Engenheiro Mecânico pela USF, Inspetor de caldeiras e vasos de pressão pela CNR Brasil, sócio proprietário da B&R Engenharia e Tecnologia, atua na área de projetos desde 2012.

Renato Marcelino Oliveira

Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, 25 anos de experiência profissional, Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Edson (Capital de São Paulo), atua desde 2014 como professor na Escola Superior de Bombeiros do Estado de São Paulo na cidade de Franco da Rocha-SP, em diversas matérias na formação Técnico Profissional de alunos Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais. Instrutor/Supervisor de NR 33 e NR 35 pelo Centro de Treinamento PROJETED.

Juarez de Almeida Lisboa

Técnico de segurança do trabalho e meio ambiente especializado em instrução de operação em empilhadeira (NR 11), operação em Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (NR 18), operação de Ponte Rolante (NR 11) e treinamento de Primeiros Socorros e combate a incêndio para Brigada de Incêndio. Supervisão em Trabalho em Altura (NR 35).

Thelles de Oliveira Silva

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz e em Processos Gerencias pela Unicesumar. Técnico de segurança do trabalho atuante e especializado em Higiene Ocupacional com experiencia no ramo industrial, área de saúde ocupacional e consultoria.

Francarlos Ferreira Barbosa

Formado em Direito pela universidade Padre Anchieta. Análise e desenvolvimento de sistemas, pela Universidade Claretiano. Curso Superior de Sargentos. Docente em Salvamento Terrestre, altura, Salvamento aquático, Instrutor de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio, instrutor de Resgate e Emergências Médicas e de Incêndio.

Formatos (confira quais os formatos que esse treinamento comporta)

100% presencial

Neste formato o curso é ministrado de forma 100% presencial em local adequado, empresa ou campo de treinamento.

Híbrido

Neste formato o curso possui a parte de teoria ministrada no formato remoto e a parte prática ministrada presencialmente.

A parte teórica remota será realizada através de plataforma dedicada com interações online e offline, sendo as interações online através de ferramenta escolhida em conjunto com a empresa cliente. Dentro da parte teórica remota existirão lives em tempo real, conteúdos para leitura, vídeos explicativos, interações via plataforma, exercícios visando a fixação dos conceitos dentre outras ferramentas para tornar o aprendizado mais eficiente e prazeroso.

Nesse formato, a parte prática é ministrada presencialmente em local adequado, empresa ou campo de treinamento.

100% Remoto

Neste formato o curso é ministrado de forma 100% remoto (Teoria e práticas no formato Remoto).

A parte teórica remota será realizada através de plataforma dedicada com interações online e offline, sendo as interações online através de ferramenta escolhida em conjunto com a empresa cliente. Dentro da parte teórica remota existirão lives em tempo real, conteúdos para leitura, vídeos explicativos, interações via plataforma, exercícios visando a fixação dos conceitos dentre outras ferramentas para tornar o aprendizado mais eficiente e prazeroso.

A parte prática remota é focada em apresentar através de vídeos, elaborados pela B&R, a execução de atividades relacionadas e pertinentes ao conteúdo exposto no treinamento. Caso a empresa cliente considere pertinente, os vídeos poderão ser elaborados IN LOCO em sua sede, bastando demostrar este desejo na negociação do treinamento.