Quais são as etapas de um Desenvolvimento de Sistema Personalizado? Entenda melhor.

Quais são as etapas de um Desenvolvimento de Sistema Personalizado? Entenda melhor.

Desenvolvimento de Sistema personalizado é um processo no qual o foco é exatamente a necessidade do cliente, elaborar um sistema conforme os detalhes e especifidades apresentadas. Ou seja, pode ser aplicado em qualquer área com a finalidade de otimizar processos tendo como vantagens, facilidade de acesso a informações (gestão a vista), otimizar tempo (automação de atividades), mobilidade, inovação e eficiência.

Neste procedimento existe algumas etapas que são de extrema importância sendo elas:

  • Extração de requisitos
  • Pode-se dizer que é uma das principais ou a principal etapa do desenvolvimento pois nela são realizadas as primeiras reuniões onde o foco é a extração de requisitos, estes que serão pilares na construção do sistema. Será extraído o máximo de informações possíveis para estruturar o início do processo.

    Nessas reuniões é importante que estejam presentes quem fez a solicitação do serviço e quem trabalhará com o sistema para que as ideias e as experiências se agrupem e possam conter o máximo de conteúdo possível.

  • Construção de Escopo
  • Nesta etapa é onde será construído o escopo do projeto, onde será detalhada a ideia central do sistema e como será implementada. Este escopo deve conter todas as informações que foram extraídas do cliente, mas já concatenadas, contendo imagens de exemplo de como ficará telas e lógicas visando atender a demanda solicitada. É uma etapa muito importante pois será o documento base para a equipe de desenvolvedores. Importante ressaltar que o escopo é dado como finalizado apenas após a aprovação de ambas as partes, contratada e contratante. E este será usado na validação final do sistema.

  • Desenvolvimento
  • Nessa etapa a equipe de desenvolvimento decidirá quais ferramentas utilizar e como organizar o processo de desenvolvimento. Normalmente o projeto é separado em fases para que possa ser acompanhado de perto pelo cliente, minimizando assim o risco de fugir do escopo inicial. Visando um processo ágil, são realizadas reuniões de entregas parciais com foco no realinhamento necessário.

  • Protótipo de teste
  • Nessa etapa é entregue uma versão de teste para o cliente onde existe um período em que este testará o sistema construído com base no escopo. Momento para alinhamento final e oportunidades de melhorias.

  • Entrega do Projeto
  • Após todas as etapas elaboras e concluídas com sucesso é realizada a entrega do projeto por inteiro com todas as funcionalidades solicitadas pelo cliente. Nessa são realizadas orientações e treinamentos para os colaboradores que farão uso do sistema.

    Na B&R Engenharia e Tecnologia você encontrará desenvolvimento personalizado conforme a sua necessidade e conforme seu contexto de mercado.

    Entre em contato conosco que teremos a melhor solução para o seu projeto!

    Acesse nossos Artigos