O que são Estruturas Metálicas e quais são as vantagens?

O que são Estruturas Metálicas e quais são as vantagens?

Estrutura metálica é um tipo de sustentação usada na construção civil composta por perfis metálicos, principalmente aço. Pode ser aplicada em diversos tipos de projetos e tem como principal vantagem a rapidez no método construtivo.

Por se tratar de um sistema de peças industrializadas, sob medida, esse sistema construtivo não permite improvisações. Desta forma, é de suma importância um projeto bem elaborado, por um responsável técnico habilitado e com um vasto “Know-how”.

Vantagens:

  • Resistência
  • As estruturas metálicas podem ter resistência mecânica igual ou superior a estruturas convencionais de alvenaria. Para aumentar ainda mais a resistência do conjunto, é importante que o material receba alguns cuidados como: Pintura especial para aumentar a resistência à corrosão.

  • Versatilidade
  • Este tipo de método construtivo permite a aplicação de vãos simples, sem o emprego de pilares entre eles, permitindo assim um maior aproveitamento de espaços. No meio industrial, as estruturas metálicas podem ser incorporadas ao layout existente, utilizando diversos métodos de fixação.

  • Rapidez
  • Sendo uma das principais características deste método construtivo, a rapidez da execução da obra é permitida devido aos materiais utilizados serem industrializados e feitos sob dimensões específicas, desta forma, durante a execução do projeto, utiliza-se menos mão de obra, pois é necessário somente o encaixe e fixação dos componentes da estrutura.

  • Sustentabilidade
  • Estruturas metálicas são um método construtivo à seco, não fazem uso de água e madeira para sua instalação e ainda reduz a emissão de poluentes. Por se tratar de uma obra realizada em menos tempo, a utilização de energia elétrica também é reduzida. Além de que os materiais utilizados (aço) são 100% recicláveis.

  • Custo-Benefício
  • O custo de uma estrutura metálica pode parecer maior do que uma estrutura convencional de alvenaria, devido aos altos custos incidentes do aço. Porém o sistema visa uma economia a longo prazo. No meio industrial, por se tratar de uma estrutura que leva menos tempo para ser implantada, o retorno do investimento também é mais rápido.

    Dependendo do local de execução do projeto, pode ser realizada a execução com a indústria em funcionamento, não tendo impacto sobre a produção fabril. Todo sistema construtivo demanda uma mão de obra especializada, com a estrutura metálica não é diferente. Este cuidado é essencial para evitar falhas na estrutura e possíveis danos a longo prazo.

    Desta forma, é indispensável que o projeto seja elaborado por um responsável técnico legalmente habilitado que forneça a melhor solução para o cliente. Com a B&R Engenharia e Tecnologia você encontrará projetos desenvolvidos conforme sua necessidade.

    Entre em contato conosco que teremos a melhor solução para o seu projeto!

    Acesse nossos Artigos