O que é a Higiene Ocupacional?Entenda melhor e tire suas dúvidas.

O que é a Higiene Ocupacional?Entenda melhor e tire suas dúvidas.

A Higiene Ocupacional a ciência que visa reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ambientais de trabalho que podem causar doenças ou danos à saúde dos trabalhadores.

Estes riscos podem ser físicos, químicos e biológicos ou até sob aspectos ergonômicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador ou que venham atrapalhar o seu desempenho no ambiente de laboral.

Agentes físicos

São representados pelas condições físicas no ambiente de trabalho, tais como como ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Agentes químicos

Os agentes químicos são substâncias compostas ou produtos que podem penetrar no organismo humano pela via respiratória na forma de gases e vapores, poeiras, fumos, névoas, neblinas, ou que pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo humano através da pele ou por ingestão.

Considerando o disposto na NR 15, os agentes químicos podem ser divididos em:

  • Agentes químicos com limite de tolerância – gases e vapores: são as substâncias químicas, cujos limites de tolerância estão previstos no anexo 11, da NR 15.
  • Agentes químicos de avaliação qualitativa: produtos químicos cujas atividades e operações são consideradas insalubres em decorrência de inspeção no local de trabalho e definidas pelo anexo 13, da NR 15.
  • Poeiras minerais: são os aerodispersóides: fumos, poeiras, fibras, fumaças, névoas e neblinas, representadas por partículas sólidas ou líquidas em dispersão no ar, com limites de tolerância definidos pelo anexo 12, da NR 15.

Agentes biológicos

Os agentes biológicos são micro organismos presentes no ambiente de trabalho que podem penetrar no organismo humano pelas vias respiratórias através da pele ou por ingestão. Como por exemplo as bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas e outros.

Esses micro organismos, em sua maioria, são invisíveis a olho nu. São capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos, mau cheiro, etc. Apresentam muita facilidade de reprodução.

A importância da Higiene Ocupacional na empresa

A falta de procedimentos preventivos ou de informações da exposição aos riscos ocupacionais além de prejudicar a saúde do trabalhador, podem gerar prejuízos tributários, cíveis, criminais e trabalhistas. Pois quando um colaborador se vê prejudicado de alguma forma pela empresa em que esteve vinculado tem sido comum que ele recorra judicialmente contra esta mesma companhia em busca de algum benefício que possa ter direito.

Os profissionais da higiene ocupacional são fundamentais para reverter as doenças relacionadas ao trabalho e fortalecer juridicamente a empresa, isto é, são responsáveis pela

.
Acesse nossos Artigos