NR 13 – Como atender a norma e evitar graves acidentes?

NR 13 – Como atender a norma e evitar graves acidentes?

NR 13: Como atender a norma e evitar graves acidentes?

A Norma Regulamentadora 13 (NR 13) ainda é conhecida somente por grandes empresas, e mesmo estas ainda encontram dificuldades em atende-la em sua íntegra. Esta norma não se trata somente de realizar as inspeção em vasos a cada 5 anos, como muitos acreditam, ela possui um texto bem elaborado e claro sobre a sua abrangência, tanto numa grande indústria, como numa clínica odontológica.

Abaixo segue alguns dos principais pontos da norma:

13.2.1 Esta NR deve ser aplicada aos seguintes equipamentos:

  1. a) todos os equipamentos enquadrados como caldeiras conforme subitens 13.4.1.1 e 13.4.1.2;
  2. b) vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde P é a pressão máxima de operação em kPa, em módulo, e V o seu volume interno em m³;
  3. c) vasos de pressão que contenham fluido da classe A, especificados na alínea “a” do subitem 13.5.1.2, independente das dimensões e do produto P.V;
  4. d) recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A, especificado na alínea “a” do subitem 13.5.1.2.
  5. e) tubulações ou sistemas de tubulação ligados a caldeiras ou vasos de pressão, categorizados, conforme subitens 13.4.1.2 e 13.5.1.2, que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR;
  6. f) tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos finais ou de matérias primas, não enterrados e com fundo apoiado sobre o solo, com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do que 20.000 L (vinte mil litros), e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR.

Um outro ponto que poucos se atentam é quando se trata da calibração dos instrumentos de medição e de segurança de Vasos de pressão e Caldeira, devem possuir no estabelecimento alguns documentos, dentre eles, o certificado de calibração os Manômetros e Válvulas de segurança.

Para o atendimento a NR 13, a empresa deverá fazer a contratação de uma Profissional Habilitado (PH) para que este faça a classificação de todos os equipamento existentes no local e que sejam enquadrados dentro desta importante Norma.

Para outras informações, confira nosso blog.

Acesse nossos Artigos