NR 10: O que é necessário fazer para atender à esta norma?

NR 10: O que é necessário fazer para atender à esta norma?

NR 10: O que é necessário fazer para atender à esta norma? Suspeito que muitos empresários acreditam que a sinalização dos quadros de energia já é o suficiente para atender à norma. Outros, indo um pouco além, acreditam que além da devida sinalização dos quadros basta realizar os treinamentos de formação e reciclagem de seus técnicos da área elétrica para estarem em acordo com a norma. Mas o que realmente é necessário fazer para estar em conformidade com a Norma Regulamentadora 10 (NR-10)?

A própria NR 10 nos explica detalhadamente o que é necessário!

Segue abaixo um trecho da norma que explicita os principais documentos exigidos:

10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:

  1. a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
  2. b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
  3. c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
  4. d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  5. e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  6. f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
  7. g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

Basicamente, a norma exige o PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) e todos os esquemas unifilares das instalações elétricas atualizados.

Caso tenha alguma dúvida relativa a como adequar a sua empresa às exigências da NR-10, entre em contato pois podemos te ajudar! Somos uma empresa especializada na NR-10 e que já atua nesta área em grandes empresas como a Ball, Bauducco, Lear, entre outras.

Para outras informações, confira nosso blog.

Acesse nossos Artigos