Como é comum identificar várias dúvidas sobre esse tópico segue abaixo um resumo do que acredito ser o mais importante para lidar com esse tema no dia a dia.
A primeira informação importante é que existe uma norma específica que trata do tema, a ABNT NBR 5419, que apresenta todos os detalhes do que apresentaremos nesse resumo.
Enfim, caso você não tenha nada relativo à estrutura SPDA, como proceder?
1º Passo: Elaborar o Gerenciamento de Risco da Estrutura com um profissional da área qualificado e habilitado. Esse é um documento que avaliará os riscos da estrutura e definirá se será necessário a implementação completa PDA, a parcial com MPS (Normalmente resumida ao uso de DPS) ou se não será necessária nenhuma medida de proteção. Também define a Classe do SPDA caso seja necessária à sua implementação.
2º Passo: Elaborar o Projeto PDA da Estrutura com um profissional da área qualificado e habilitado. O projeto será construído a partir do Gerenciamento de Risco e apresentará todos os pontos importantes da estrutura como os detalhes do Sistema de Captação (Tipo de captor, quantidade, local da instalação, etc), Condutores de Descida (Tipo da descida, quantidade, local da instalação, etc), Malha de Aterramento (Qual material usar, onde instalar, conexões, etc) e uso do DPS (Modelo, local de instalação, etc ).
3º Passo: Realizar o Laudo SPDA com um profissional da área qualificado e habilitado conforme periodicidade definida na norma. A periodicidade mais comum é de 3 anos, porém existem exceções que exigem uma periodicidade menor. O laudo precisa contemplar a avaliação dos pontos básicos já citados: Sistema de Captação, Sistema de Descidas, Malha de Aterramento e o uso de DPS. Também precisa conter medições de continuidade (Verificação da existência da Malha de Aterramento e conexões entre as edificações) e de resistência (Verificação da resistência ôhmica em pontos chaves). Ambas as medições precisam ser realizadas com equipamentos adequados e calibrados.
4º Passo: Realizar Inspeção Visual Semestral com um profissional da área qualificado e habilitado. A inspeção precisa contemplar a avaliação dos pontos básicos já citados: Sistema de Captação, Sistema de Descidas, Malha de Aterramento e o uso de DPS apontando eventuais não conformidades.
Caso já possua a estrutura SPDA instalada é necessário manter a regularidade nos passos 3 e 4.
Em casos de suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica ou após alterações e/ou reparos também é necessário a realização de um novo Laudo SPDA.
Para mais informações entre em contato para falar com a nossa equipe de especialistas.www.engenhabr.com.br / whatsapp (35) 9 8846 8374 / rodrigo@engenhabr.com.br